TRATAMENTO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Engenho 9 desenvolve projetos e sistemas para tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, através de alguns processos tais como:

PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO POR PIRÓLISE/CARBONIZAÇÃO DE RESÍDUOS

A pirólise é um processo de decomposição térmica da matéria orgânica em um ambiente com ausência ou deficiência de oxigênio (atmosfera redutora), com redução considerável de massa e volume no produto carbonizado.
DESCRIÇÃO DO PROCESSO:
O processo de pirólise através da Usina de tratamento térmico Pyrolix, é realizado em reatores de fluxo intermitente, aquecidos por um fluido térmico que circula à temperatura de 330°C entre os reatores e uma fornalha utilizada para queima do combustível auxiliar (biomassa ou biogás) e do gás de pirólise gerado nos reatores, operando à temperatura de 750°C. Os gases gerados são tratados por via úmida entre os reatores e a fornalha (sistema primário) e após a fornalha (sistema secundário). Após o processo, obtém-se um produto carbonizado que possui considerável poder calorífico para utilização em outros processos térmicos (termoelétricas, fornos de clinquer, processos de aglomeração de minérios-sinterização oiu pelotização).
OPERAÇÃO DA PLANTA:
A Planta Pyrolix é dotada de sistema de resfriamento do produto carbonizado, com o arrefecimento da temperatura para descarga do material ocorrendo à temperatura inferior a 60°C. A operação é simplificada, pois a planta pode ser operada sem a necessidade de cominuição ou de triagem prévia de resíduos. O processo Pyrolix possui sistema de controle das temperaturas de processo (330°C no fluido térmico e 750°C na fornalha de pós-queima) através da alimentação de combustível auxiliar de baixo custo como biomassa ou biogás (cavacos de madeira, bagaço de cana, serragem, casca de café, resíduos agrícolas e agroindustriais). A solução de lavagem de gases dos sistemas via úmida é aplicada diretamente no arrefecimento da temperatura do produto carbonizado, não havendo descarte de efluentes. O tempo médio de cada ciclo de carbonização para resíduos sólidos urbanos é de 3 horas, incluindo carga e descarga.
VANTAGENS:
REDUÇÃO DE ATÉ 90% NO VOLUME DOS RESÍDUOS
REDUÇÃO DE 50% A 90% NA MASSA DOS RESÍDUOS
ELIMINAÇÃO DO CHORUME
INERTIZAÇÃO BIOLÓGICA DOS RESÍDUOS
PLANTAS MODULARES COM BAIXO REQUERIMENTO DE ÁREA
COMBUSTÍVEL AUXILIAR DE BAIXO CUSTO (BIOMASSA, BIOGÁS E RESÍDUOS AGRÍCOLAS)
SEGURANÇA AMBIENTAL: EMISÃO DE GASES ABAIXO DOS LIMITES LEGAIS
PRODUÇÃO DE UM NOVO MODAL ENERGÉTICO: RUC (RESÍDUO URBANO CARBONIZADO)
POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DO PRODUTO CARBONIZADO COMO CONDICIONADOR DE SOLOS: "BIOCHAR"
REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

PROCESSO DE TRATAMENTO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS POR COMPOSTAGEM

A compostagem é um processo biológico utilizado para estabilização da matéria orgânica, através da ação de microorganismos em meio aeróbio ou anaeróbio. O controle do processo depende da relação carbono/nitrogênio, temperatura e umidade adequadas.
FUNCIONAMENTO:
O processo pode ser desenvolvido em leiras ao ar livre ou em células dispostas em galpões cobertos.
CARACTERÍSTICAS:
Tempo de processo: entre 60 e 90 dias, a depender da natureza do material;
Produção de composto orgânico para aplicação como condicionador de solo;
Operação de carga e descarga manual ou mecanizada.